ensaio

Em Novembro de

Posted in Ensaio by antoniomarcospereira on janeiro 26, 2013

Em Novembro de 2012 constatei que estava perdendo a memória. Nada grave, mas era inegável, e estava alojado quase que exclusivamente na região da memória mais recente: não havia nenhum caso que envolvesse lembranças de infância perdidas, por exemplo.

Um incidente representativo do processo. Lembro que estava às voltas com a compra de livros de fotografia, e desejei lembrar de uma fotógrafa em particular. Lembrava da capa de um livro dela, de auto-retratos dela, de elementos da relação dela com os pais: ou seja, eu lembrava dela. Mas o nome me escapava, e sequer conseguia lembrar de um nome próximo.

Lembrava do curador de uma exposição que incluía o trabalho dela, um cara que escreveu textos sobre o trabalho dela – mas lembrava isso também de maneira trôpega: lembrava um nome parecido com o sobrenome do cara, mas que eu sabia não ser o próprio nome dele.

Lembrava outras coisas. Que os trabalhos, pelo menos os que eu conhecia, eram todos preto-e-branco. Que a relação da artista com os pais era complicada. Que sua produção se concentrava em poucos anos. Que morreu muito jovem. Que eu achava a bunda de uma das modelos em uma das fotos linda. Que a tensão nas fotos parecia se transformar em outra coisa cheia de uma agonia mordaz e destemida, um espectro sinistro e pouco controlável de entrega urgente a uma alteridade poluída, mas sedutora, convidativa. “Venha”, diziam as fotos. “Tome”, diziam, “Eu sei que você quer também”.

Lembrava, portanto, muita coisa, mas foi só horas depois que lembrei que era Woodman.

woodman

12 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Mauricio Lyrio said, on janeiro 27, 2013 at 7:48 am

    Bom isso, AM.

  2. Ju said, on janeiro 27, 2013 at 10:01 pm

    Bom mesmo! Vc bem que podia fazer posts diários… (:

    • antoniomarcospereira said, on janeiro 28, 2013 at 5:46 pm

      Hahaha… ô, Ju, quem me dera! Isso aí é pro K! 🙂

      • Ju said, on janeiro 28, 2013 at 8:57 pm

        Então, tá, um post a cada dois dias. Material eu sei que você tem… 😉

  3. Bernardo said, on janeiro 28, 2013 at 5:44 pm

    Lembrei daquelas fotos que ainda devem estar no meu celular. Lembra?

    • antoniomarcospereira said, on janeiro 28, 2013 at 5:47 pm

      Não lembrava mais não, mas agora lembrei (a memória do amigo tb é sua) e foi bom. Manda aí que eu faço um post sobre nós no Marco Zero e o dia em que eu nadei em direção ao pênis gigante.

  4. felicidade clandestina said, on abril 9, 2013 at 11:32 pm

    Tão bom ver Francesca por aqui.
    Abraço.

  5. felicidade clandestina said, on abril 11, 2013 at 2:39 am

    Ah, vou adorar ler! =)

    Vixe, descobriu minha identidade secreta, rsrsrs.
    Abraço!


Deixe um comentário